APDCPT
Views
11 months ago

31º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

  • Text
  • Digitalbusinesscommunity
  • Apdc
  • Congresso
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Futuro
  • Portugal
  • Empresas
  • Digital

31º

31º digital business congress METAVERSE & IMMERSIVE TECHNOLOGIES KNS Charlie Fink, XR’s explainer-in-chief, colunista da Forbes e autor de ebooks sobre AR “O metaverso agora pertence a todos. E está na mira de todos, apesar de ainda haver muitos obstáculos a que aconteça. Todos estão a correr para esta nova coisa brilhante, para a tornar uma realidade. Mas terá muito para andar até se tornar um produto de consumo” “Conseguir obter um metaverso influenciador e importante deverá levar ainda muito tempo, porque há muitos obstáculos ao seu desenvolvimento. O meta layer ainda não foi inventado, o 5G não será suficiente como infraestrutura, os sistemas operativos serão incompatíveis, há fronteiras entres países e há consequências negativas, como a propaganda ou o dark metaverse” “Como preparar este futuro digital com o metaverso? Programando, desenvolvendo e garantindo a educação que as pessoas precisarão de ter e as capacidades para trabalhar com as novas ferramentas. Precisaremos de governance e de organizações descentralizadas. E da boa e velha regulação, porque temos que ser responsáveis pelos nossos atos no metaverso. Espero que seja este o caminho” Luís Bravo Martins, Presidente da Secção RV/RV da APDC “Devemos separar o potencial dos NFTs do que eles são hoje. Temos muitas dinâmicas relacionadas com arte, com transações de ativos que criam um mercado que acaba por estar sobrevalorizado. Mas o seu potencial é enorme. A dinâmica do metaverso e da aplicação de NFTs não se restringe ao mundo digital. É digital, física e virtual” “Temos já mais de 130 empresas que trabalham em tecnologias imersivas. Há um volume de profissionais muito grande. E em muitas áreas, como a formação e educação, turismo, saúde e retalho, há muitos bons exemplos de aplicação de tecnologias imersivas” “O metaverso não está ao virar da esquina. Temos tempo para entrar e construir um metaverso que vá ao encontro do que queremos. Contamos para tal com tecnólogos, mas também com antropólogos, sociólogos e pessoas com outras competências que nos ajudem a criar estruturas e ambientes”

31 DIGITAL TRANSFORMATION Maria Margarida Azevedo, Responsável pela Universidade EDP na EDP People & Organizational Development Global Unit “Na EDP, reforçámos as capacidades do ensino virtual e as tecnologias de realidade virtual e aumentada são claramente uma mais-valia neste formato de aprendizagem das pessoas. Estamos num mundo em que todos os dias temos de aprender” “Temos as nossas pessoas espalhadas por todo o mundo, em 28 países. As experiências virtuais e imersivas permitem-nos estar mais juntos e ter acesso, conhecer e aprender de forma muito mais democrática. Quando bem aplicadas para fins de aprendizagem, elas apresentam muito mais vantagens do que desvantagens” “Não vamos deixar de estar num mundo social e o que as pessoas e as empresas procuram são relacionamentos. A nossa projeção digital é a nossa identidade, mas mais do que queremos ser e não do que somos. Na dinâmica da equipa pode ajudar, mas tem que se ver a ética e as fonteiras do que somos enquanto ser humano” KNS Michael Wade, Professor de Inovação e Estratégia e Diretor da IMD Global Center for Digital Business Transformation “Transformação digital é uma mudança organizacional através das tecnologias digitais para reforçar a performance. Não é um fim ou um resultado, mas um meio para lá chegar. Não é um projeto, mas uma mudança organizacional. É mais ambiciosa, pelo que a sua taxa de sucesso é bastante baixa: 87% dos projetos falham as expetativas” “Há grandes erros que as empresas fazem na sua transformação digital. Focarem-se no digital por ser digital, focarem-se nos disruptores ao invés de se centrarem na disrupção, e gerir o digital por silos, pela única razão de que é mais fácil assim. Mas os benefícios resultam da escala, tem que fazer sentido. A componente mais importante e desafiante é a cultura, o mindset” “Se quiserem transformar-se digitalmente com sucesso, todas as organizações têm que questionar como é a sua orquestra. Como conseguem juntar todos os elementos do roadmap. Porque mesmo com tudo será difícil e um desafio obter sucesso no processo de mudança”

Copied successfully!

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt