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29º Digital Business Congress

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Congresso APDC 2019

8 SHERATON LISBOA

8 SHERATON LISBOA INTEGRA PLATAFORMA DIGITAL DE EVENTOS O Sheraton Lisboa Hotel & SPA, gerido pela cadeia hoteleira Marriott International, integra a nova plataforma digital para eventos – a MarriottBonvoyEvents.com. Trata-se de uma ferramenta abrangente, para organizadores de reuniões e eventos. Disponibiliza todos os detalhes que o organizador de eventos necessita saber sobre um hotel, como número de quartos, plantas e capacidades das salas, ou submeter um pedido de proposta. Após a confirmação do evento, dá acesso exclusivo a ferramentas de consulta dos quartos reservados ou envio de link personalizado de reserva aos clientes. MOOD: MOBILIÁRIO DE ESCRITÓRIO DE EXCELÊNCIA Através da sua extensa experiência e conhecimento, a mood fornece um serviço de excelência, com soluções únicas e específicas para cada situação. A empresa equipa espaços de trabalho que refletem a identidade do utilizador, combinando design e funcionalidade num só, resultando em condições de trabalho ótimas. Experimente o espaço de trabalho mood durante o Congresso. Obtenha conforto, privacidade, relaxe, reúna, comunique, sinta o espaço onde trabalhar se confunde com viver… Get in the mood! UMA NOVABASE PARA UMA NOVA GERAÇÃO DE SERVIÇOS A Novabase vai tornar-se uma “Next-Gen IT Services Company”. Com um novo posicionamento para capturar o futuro, a tecnológica nacional é impulsionada por dois grandes motores: o talento e a tecnologia. No motor de talento, a ambição passa por ser líder na captação em Portugal de talento escasso e na implementação de projetos avançados com foco na Europa e Médio Oriente. No motor de tecnologia, uma aposta clara na construção de uma empresa de serviços de nova geração com foco em design & UX, insights através de dados, cloud nativa & escalável, arquitetura digital, exposição a API’s, AI/ Analytics, automação de testes & engenharia, delivery contínuo e operações Inteligentes. O principal objetivo será acelerar o crescimento deste segmento, onde a empresa tem já um sólido histórico em Nearshore Agile, ativo em setores como Telco e Serviços Financeiros, por forma a duplicar o volume de negócios com margens operacionais de dois dígitos até 2023. A estratégia será ainda alavancada através de uma ativa procura de M&A para facilitar o acesso a clientes. CGI: EXTERNALIZAR E DIGITALIZAR PARA RESPONDER AO MERCADO As organizações estão em rápida evolução, fruto das mudanças trazidas pela revolução digital. A tecnologia ultrapassou a barreira do departamento de sistemas de informação, sendo cada vez mais selecionada pelos diversos departamentos com responsabilidades na aquisição, e é crescente a necessidade de colocar o foco no negócio, o que tem conduzido à externalização de processos. Esta nova realidade cria desafios ao nível da integridade e da segurança global de sistemas distribuídos e sua interligação. A CGI apoia os clientes tendo em conta o alinhamento essencial entre os principais interlocutores nas empresas – gestores, responsáveis de linha de negócio e responsáveis tecnológicos – e identifica as melhores soluções para as necessidades. Uma opção com crescente adesão, pela capacidade de libertar tempo para as tarefas essenciais, é o Business Process Outsourcing (BPO). Como prestadora de serviços de externalização global, a CGI tem apostado na aplicação dos modelos de transformação de operações, que permitam transitar a gestão das operações tradicionais para digitais. Há ainda a abordagem ao modelo de negócio baseado na transformação de operações, através da automação de processos de negócio (RPA). Assente em modelos digitais, proporciona novos valores ao negócio, ao permitir respostas mais eficientes e imediatas na redução dos custos dos processos, aumento da produtividade e satisfação, melhoria da qualidade do serviço e satisfação dos clientes. Porque os desafios dos negócios modernos exigem soluções flexíveis, a CGI trabalha, com e para os clientes, na linha da frente desta mudança. DXC TECHNOLOGY TRANSFORMA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL A DXC está a colaborar com o Grupo BMW para promover capacidades autónomas de desenvolvimento de condução por via do alto desempenho da plataforma D3. Com a plataforma e as ferramentas fornecidas pela DXC, os engenheiros da BMW conseguem acelerar significativamente a engenharia e o teste de algoritmos na condução autónoma podendo desta maneira trabalhar de forma colaborativa e ágil. A condução autónoma é hoje uma realidade DELOITTE E TUPL CRIAM AUTOMAÇÃO COM IA PARA AS TELCOS estudada e trabalhada nos vários grupos automóveis, tendo a BMW definido como área de grande aposta a condução sem condutor. Neste projeto a DXC dará suporte, através da análise digital, recolha de dados, armazenamento e análise à implantação do conhecimento evoluído, tendo como base um ecossistema disponível on-premise, na cloud ou num ambiente híbrido. Esta colaboração permite contruir e distribuir inovação na indústria. A Deloitte Portugal, através do Centro de Excelência EMEA de Engenharia de Telecomunicações (TEE) e a TUPL, empresa especializada em transformação digital, fizeram um acordo de colaboração. O objetivo é criar uma oferta diferenciadora para o setor das telecomunicações, que combina processos de automação de negócio e IA. O acordo junta a força e posicionamento de mercado em engenharia, tecnologia e transformação de negócio da Deloitte e a solução TuplOS da TUPL, uma ferramenta de inteligência artificial para as telecomunicações. Esta oferta é inovadora no mercado, ao automatizar soluções de engenharia de telecomunicações, quer ao nível das operações como no apoio técnico junto do cliente final, desenvolvidas à medida de cada operador, e com recurso à solução TuplOS, à ferramenta de gestão de processos de negócio Business Process Tranformation (BPT) e a use cases de automação de IA. Terá um impacto significativo na eficiência técnica, custos operacionais e na própria experiência de cliente, sustentada pela utilização da IA na digitalização de tarefas repetitivas e recorrentes, ao mesmo tempo que otimiza a identificação e resposta a eventuais erros de rede ou questões de suporte, com recurso por exemplo a técnicas de machine learning. RANDSTAD LANÇA XPT PARA ATRAIR E RETER TALENTO Chama-se xPT e é o novo produto da Randstad, empresa líder mundial na área de recursos humanos. Numa altura em que a guerra do talento já não afeta apenas os perfis tecnológicos, os dados são a única arma estratégica para responder e antever as necessidades de competências por parte das empresas. O xPT é um produto que transforma big data em smart data e que agrega informação de fontes oficiais com os milhões de dados da empresa de recursos humanos que, recorde-se, é o 3º maior empregador privado do nosso país. Este produto cruza informações sobre emprego, desemprego, demografia, salários, formação, employer branding, competências e anúncios de emprego, e surge em três modalidades distintas consoante a complexidade da análise. Em paralelo com este produto, a empresa vai lançar um comparador salarial no site www.randstad.pt, garantindo assim o aumento da transparência dos salários. “Os dados devem guiar e fundamentar decisões estratégicas e sabemos que hoje um dos maiores desafios das empresas é como atrair e reter o talento. O xPT vem responder a essa necessidade, ajudando no processo da tomada de decisão e antecipando tendências” afirma José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal.

NOS TORNA MATOSINHOS A 1ª CIDADE 5G NACIONAL Matosinhos é a cidade escolhida pela NOS como a primeira no mercado nacional a disponibilizar uma rede 5G. O operador anunciou a completa cobertura com a 5ª geração de comunicações móveis, estando a rede integralmente operacional e disponível, em regime de piloto, para a autarquia, empresas e polos de investigação, para o desenvolvimento de use cases alavancados na tecnologia. Ao dotar Matosinhos de uma rede 5G, a NOS materializa a implementação desta nova tecnologia à escala de uma cidade e aprofunda o desenvolvimento tecnológico das smart cities e o paradigma das sociedades 5.0. Passa, assim, a dispor de um laboratório em ambiente real, onde testará soluções e serviços 5G para o mercado residencial e empresarial, assim como para as autarquias e instituições. A infraestrutura 5G de Matosinhos é composta por uma rede com cerca de 20 estações rádio que cobrem integralmente a cidade, bem como a totalidade da Zona Livre Tecnológica. A rede 5G da NOS utiliza espectro solicitado à ANACOM para efeitos de ensaio na banda dos 3,5 GHz acessível a todos os cidadãos através de terminais 5G. “Tornar Matosinhos a primeira cidade nacional com uma rede 5G 100% operacional é um marco na história das telecomunicações em Portugal. O desafio tecnológico de disponibilizar em toda uma cidade a nova geração de comunicações móveis foi acolhido com entusiasmo e energia pelas equipas da NOS e estamos orgulhosos do resultado. Estamos certos que vai beneficiar toda a sociedade portuguesa, das empresas e instituições públicas aos cidadãos, e que o pioneirismo da NOS vai constituir um contributo inquestionável para o desenvolvimento económico e social do país”, diz Miguel Almeida, CEO da NOS. DSTELECOM ESTENDE MASSIVAMENTE REDE DE FIBRA IBM PORTUGAL & MUNDIPHARMA DESENVOLVEM SOLUÇÃO DE IA PARA DIABETES A dstelecom está a desenvolver uma estratégia assente em três vetores fundamentais: extensão da cobertura e da capilaridade da rede atual; replicação do modelo de rede neutra e aberta em âmbitos tecnológicos complementares à fibra; e traslação do modelo a outras geografias e âmbitos tecnológicos, fora do domínio tradicional das redes fixas e móveis. Assim, a empresa deverá atingir com a sua rede de fibra 500 mil casas em meados de 2020, triplicando esse valor até final de 2023. Com este investimento, cobrirá a totalidade das zonas rurais do país com uma infraestrutura neutra, aberta e focada na prestação de serviços grossistas a todos os operadores fixos e móveis. Pretende ainda trasladar este modelo à nova rede de cabos submarinos, que ligará o continente às ilhas, estando a trabalhar com operadores, governos, instituições e empresas de tecnologia, para o financiamento, desenvolvimento e operação do novo sistema. Vai também acelerar a implantação do 5G nas zonas rurais, com base na confiança dos clientes operadores, potenciando as suas estratégias através de uma solução eficiente multioperador, aberta e neutra. Prevê-se um piloto 5G em zonas rurais no primeiro semestre de 2020. Finalmente, está a trabalhar com promotores de redes abertas noutras geografias e a participar em vários projetos inovadores de IoT, smart cities e comunicações por satélite. 9 A solução portuguesa criada através de uma parceria entre a Mundipharma e a IBM dá aos médicos acesso a informações que poderão apoiar a tomada de decisão na prescrição farmacológica e/ou não farmacológica para o tratamento do diabetes tipo 2. A World Artificial Intelligence for Diabetes (W.AI-DI) é uma aplicação tecnológica multicanal que os médicos podem usar facilmente durante a sua prática diária ou tempo de estudo, recorrendo ao website no seu computador, tablet ou smartphone. Com base nos serviços de conversação com inteligência artificial, chatbots, esta ferramenta auxilia a tomada de decisão dos profissionais de saúde, fornecendo o acesso a informações médicas em função da condição dos seus doentes. A IBM Cognitive Platform foi o ponto de partida que permitiu à equipa de Serviços da IBM seguir uma abordagem de prototipagem rápida combinada com a metodologia Design Thinking, ajudando todos os envolvidos no projeto a entender melhor o caso de estudo e as principais fontes de dados relevantes para responder aos objetivos da da comunidade médica no combate a esta doença. A tecnologia implementada é uma solução baseada em cloud, que utiliza os serviços IBM Cloud Infrastructure, IBM Functions e IBM Watson e combina as diretrizes internacionais para diagnóstico e tratamento da diabetes, disponibilizadas pela comunidade médica e científica. Paralelamente, a solução foi enriquecida com informação médica certificada através de procedimentos de gestão médicas identificadas através de 4.000 sessões de treino com cientistas de dados da IBM e equipa médica pré-definida. FABLAB DO GRUPO GFI JÁ CHEGOU A LISBOA Já arrancou no mercado nacional o FabLab da Gfi. Este novo espaço, localizado no coração de Lisboa (Avenida Duque de Loulé), foi desenhado para acompanhar a inovação e geração de novas ideias, permitindo a ideação e experimentação de soluções de realidade virtual e aumentada, chatbots e computer vision, entre outras. Trata-se de um espaço de cocriação, com uma equipa dedicada a pensar e a desenhar a estratégia de inovação para uma transformação digital de sucesso. Neste novo espaço, será também possível conhecer melhor as soluções de inovação do Grupo Gfi, como o BotFoundry (para criar e gerir, de forma rápida e dinâmica, múltiplos chatbots) ou o UMI3D (uma plataforma de inteligência coletiva que permite desenvolver experiências de eXtended Reality). O FabLab integra ainda a ROFF LABS, responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras focadas na otimização de processos assentes em plataformas SAP. PARCEIRO GLOBAL DE SOLUÇÕES PARA O LOCAL DE TRABALHO www.lyreco.pt - 808 206 070

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