29º Digital Business Congress

  • Plataforma
  • Congresso
  • Portugal
  • Ainda
  • Nova
  • Empresa
  • Empresas
  • Rede
  • Tecnologia
  • Digital
Congresso APDC 2019

29º Digital Business

FÁTIMA BARROS PRESIDENTE DO CONGRESSO Foi com imenso prazer que aceitei ser Presidente do 29º Digital Business Congress. O Congresso da APDC é possivelmente o evento mais importante do nosso país, pela relevância, atualidade e diversidade dos temas, mas também pela qualidade dos oradores. A APDC soube reinventar-se e sair daquilo que eram as suas fronteiras, porque percebeu que vivemos hoje num ecossistema digital, que é transversal a todos os setores. Vamos falar do que vai ser o futuro numa Sociedade high-tech e ouvir histórias de clientes. Venha discutir o futuro connosco! ARLINDO OLIVEIRA COORDENADOR CIENTÍFICO DO CONGRESSO O Congresso da APDC, que aborda um conjunto de temas críticos para a competitividade da Economia nacional e para o futuro da Sociedade, é um dos mais interessantes que conheço. Não só pela atualidade dos temas, como também pela qualidade dos oradores, um conjunto extremamente interessante de pessoas que sabem profundamente destes temas. É por isso que vos desafio a estarem presentes, a participar e a aprender connosco como será o futuro da Sociedade e da Economia! ANTECIPAR O FUTURO DESDE JÁ Com o tema “The Future of Business”, o Congresso da APDC vai trazer este ano muitas novidades e uma nova dinâmica, com novos formatos de intervenções, oradores inesperados e um maior envolvimento dos vários setores da economia portuguesa. O objetivo é refletir sobre a forma como a revolução digital já está a mudar o dia-a-dia das empresas e dos seus negócios e como se antecipa o futuro, numa conjuntura de mudança acelerada e num mundo cada vez mais globalizado e conectado. Considerando que Portugal tem de saber tirar partido destas profundas transformações para se posicionar como um player de relevo no digital, tanto no panorama europeu como mundial, o Congresso pretende reunir todos os players de relevo num encontro onde as oportunidades e os desafios da revolução digital estarão no centro do debate. Por isso, a aposta vai centrar-se nos testemunhos dos protagonistas centrais desta transformação para o digital e na análise de casos concretos de mudança em clientes em Portugal, que mostram o que se está em concreto a fazer. Serão verdadeiras storytellings em seis áreas distintas de atividade: Energy, Commerce, Government, Insurance, Manufacturing e Media. Através delas, pretende-se mostrar que é possível transformar os negócios com sucesso e preparar o futuro, inspirando todas as organizações a acelerar o processo de transição rumo ao digital. O Congresso deste ano conta também com várias ‘Innovation Talks’ com oradores marcantes, que virão dar a sua visão sobre temas que estão a marcar o nosso futuro comum e responderão a algumas das grandes questões da atualidade. Qual será o futuro da humanidade num mundo cada vez mais tecnológico? Como poderá a era do edge computing acelerar a nova economia da internet móvel? Qual a forma de realmente nos ligarmos num mundo de tecnologia? Que papel poderá ter o 5G na disrupção dos negócios? Quais são as maiores tendências da analítica dentro das organizações? Qual será o verdadeiro impacto da tecnologia quântica? Quais são as grandes tendências de negócios, tecnologia e design para 2020? Os debates serão outra aposta, com novos formatos de intervenções centradas nos grandes temas que estão a marcar a economia e a sociedade. É o caso da taxação europeia das gigantes tecnológicas, da disputa pelos conteúdos televisivos mais atrativos e da inovação tecnológica no mundo do futebol. A importância da reputação digital e as formas de a influenciar, a par das tendências de remuneração e benefícios no nearshore e do talento na era da automatização e da inteligência artificial, serão outros temas em análise nestes dois dias do Congresso. Tal como o tradicional debate sobre “Regulação”, assim como o “Estado da Nação das Comunicações”, uma das sessões mais esperadas do Congresso. A dinâmica renovada do 29º Digital Business Congress será ainda assegurada por João Adelino Faria, jornalista da RTP, como Host da iniciativa. Fátima Barros, ex-presidente da Anacom e atual Professora Associada na Lisbon School of Business & Economics, da Católica, é a Presidente do Congresso, e Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico, o seu Coordenador Científico. ESTUDO EM PARCERIA COM A NOVA SBE E A CATÓLICA LISBON No âmbito do Congresso, volta a ser realizado este ano um estudo sobre a Economia Digital em Portugal. Tendo como meta apresentar um formato diferente, com uma análise mais detalhada e estruturada de casos concretos paradigmáticos e ilustrativos das mudanças que estão a ocorrer nas empresas, num quadro de transformação digital, a APDC desafiou algumas business schools para colaborar neste trabalho, que conta assim com a participação da Nova School of Business and Economics e da Católica Lisbon School of Business & Economics. Tendo em conta que a natureza da revolução tecnológica está a impor que todas as empresas sejam atores de pleno direito na economia digital, serão apresentados no Congresso vários case studies de relevo, sendo o trabalho final disponibilizado em formato digital, na sequência da realização da edição deste ano do Congresso. PARCEIRO GLOBAL DE SOLUÇÕES PARA O LOCAL DE TRABALHO 808 206 070 - www.lyreco.pt 1

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt