Views
3 years ago

28 - 27º Digital Business Congress | Economia e Cidadania Digitais

  • Text
  • Mercado
  • Mundo
  • Novos
  • Ainda
  • Portugal
  • Tecnologia
  • Grande
  • Forma
  • Empresas
  • Digital
Casos de Transformação Digital Set 2017

27º

27º Digital Business Congress como instrumento de inovação social, apostou este ano no tema da crise dos refugiados, através de um hackaton que envolveu 35 equipas e 150 participantes. Venceu o ‘CURA’, uma rede que liga médicos voluntários credenciados a refugiados, dando-lhes assistência à distância. Seguido do ‘Share Your Meal’, plataforma que pretende ligar famílias locais e migrantes através da partilha de uma refeição e da IconSpeech, que junta o poder da imagem ao texto e à voz, criando uma mensagem que pode ser entendida intuitivamente por quem solicita refúgio. Todos tiveram a oportunidade de fazer um pitch no Congresso, no âmbito de uma sessão que debateu exatamente o tema da tecnologia como facilitadora de inclusão. Destaque ainda para os vencedores nacionais do WSA 2017, que também estiveram no espaço de exposição do Congresso. Este foi o 7º ano em que a APDC liderou o processo de seleção dos projetos nacionais candidatos a esta iniciativa mundial das Nações Unidas. E até os mais jovens estão cada vez mais virados para a tecnologia. A comprová-lo está o “Apps for Good” que na edição 2016/2017 envolveu mais alunos, professores e escolas do ensino básico e secundário. A APDC voltou a juntar-se ao CDI Portugal para a promoção desta ferramenta para capacitar os mais jovens para a utilização da tecnologia. FORMAR PARA O DIGITAL Novidade foi a presença da DIGITAL ACADEMY, projeto desenvolvido no âmbito da APDC, que visa responder à escassez de talento e de qualificações no digital. O objetivo é contribuir, com impacto e escala, para a qualificação digital das pessoas, sendo essa oferta demonstrada no Congresso. Realizaram-se três debates sobre o tema das competências digitais e uma Speed Academy, que disponibilizou várias experiências formativas aceleradas (60 minutos) sobre uma das especializações digitais com mais procura: Data Analyst. A parceria com a Media Capital foi também alargada. Além da realização da 2ª Digital Rock Stars Party, no final do primeiro dia do Congresso, um momento descontraído onde foram anunciados os finalistas dos prémios ‘Blogs do Ano’, que reuniu mais de 400 pessoas, decorreu também uma sessão de debate sobre os novos talentos digitais. São as novas profissões que resultam das rápidas evoluções tecnológicas, como as dos comunicadores e influenciadores, sejam bloggers, youtubbers ou instagramers.• O júri da 2º edição da “Startups powered by APDC” Miguel Carvalho no pitch de apresentação da yubuy, a grande vencedora da edição deste ano da iniciativa “Startups powered by APDC” “Build a Mobile App before Lunch”, foi o desafio lançado pela Outsystems na manhã do primeiro dia do Congresso

37 As equipas vencedoras do “Hack for Good”, da Gulbenkian, no Congresso A Fundação Calouste Gulbenkian realizou uma sessão para debater o tema da tecnologia como instrumento de inovação social Os vencedores nacionais da edição de 2017 do World Summit Award no Congresso A APDC coordenou, pelo 7º ano consecutivo, o processo nacional do WSA A apetência dos mais jovens para a tecnologia é crescente, como evidencia o “Apps for Good” Os projetos criados por alunos do ensino básico e secundário que venceram esta iniciativa do CDI estiveram no espaço de exposição

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt