Views
3 years ago

27º Digital Business Congress

  • Text
  • Digital
  • Empresas
  • Nova
  • Clientes
  • Portugal
  • Permite
  • Plataforma
  • Rede
  • Mercado
  • Ainda
Congresso APDC 2017

8 FIBRA DA ALTICE/PT

8 FIBRA DA ALTICE/PT CHEGA A 4 MILHÕES DE CASAS E EMPRESAS A Altice/PT, através do serviço MEO, já chega com a sua rede de fibra ótica a 4 milhões de casas e empresas, que têm acesso a serviços de internet de alto débito e de elevada qualidade, mais robusta, simples e fiável em termos tecnológicos, permitindo uma maior qualidade de serviço e a disponibilização de soluções avançadas. Esta expansão enquadra-se no objetivo estratégico do Grupo Altice de, até 2020, alcançar 5,3 milhões de casas e empresas, tornando Portugal num dos primeiros países da Europa com cobertura quase integral de fibra. O grupo apresentou ainda um novo equipamento 100% português, o Fiber Gateway, assente na excelência da engenharia de investigação da Altice Labs. Vai trazer uma nova e enriquecedora experiência para casa dos clientes MEO, pois oferece melhor cobertura wi-fi e velocidades até 10 vezes mais rápidas, permitindo manter alta performance com mais equipamentos ligados em simultâneo à Internet. Assinalando os 4 milhões de casas com fibra, foram lançados pacotes de nova geração com as maiores velocidades de internet fixa do mercado nacional. Estão disponíveis quatro novos pacotes (2P/3P/4P e 5P) com capacidade de download de 1.000 Mbps e 200 Mbps de upload, que vão permitir a democratização do acesso a um serviço de elevado débito, totalmente à prova de futuro, que seguramente deixará satisfeitos os clientes mais exigentes e que estará disponível a partir dos 44,99 euros. HPE JUNTA-SE À NASA E TESTA SUPERCOMPUTADOR NO ESPAÇO A HPE juntou-se à NASA num projeto de pesquisa na Estação Espacial Internacional. Um foguete da SpaceX levou até a estação espacial o computador de alta performance “Spaceborn Computer”. O objetivo é testar, durante um ano, se este computador avançado da HPE pode sobreviver e manter-se totalmente operacional nas condições severas do espaço. Este supercomputador utiliza software inteligente, o que o torna mais adaptável, já que se autoajusta para identificar erros gerados pelo ambiente e tenta prolongar a durabilidade do equipamento. Em regra, os computadores da estação espacial têm um ciclo de vida curto, obrigando ao envio de novos equipamentos. Acresce que a maioria do processamento de dados é feito na Terra, pelo que o desenvolvimento de pesquisas se atrasa, já que a transmissão de dados entre o solo e a estação ainda é bastante lenta. Daí esta experiência de utilização do supercomputador da HPE, desenvolvido em parceria com a NASA. Segundo a HPE, representa o primeiro passo da próxima fronteira da exploração do espaço. Esta experiência de um ano no espaço estabelece as bases para melhorar as latências de comunicação e a sobrevivência dos astronautas em missões mais distantes da Terra. Incluindo uma eventual viagem a Marte, já que permite respostas em tempo real, através de simulações escaláveis, analítica e inteligência artificial. DSTELECOM IMPLEMENTA SERVIÇOS DE SMART VILLAGES A DStelecom lançou em 2016 um portfólio de serviços telemáticos que virtualiza e automatiza funções relevantes para os utilizadores dos serviços municipais e para os seus gestores. Entre os vinte serviços que integram o portefólio atual, incluem-se aplicações transversais de qualidade ambiental, gestão energética, mobilidade e controlo de fluxos e soluções verticais no âmbito turístico e informacional. A maior parte dos produtos têm sido desenvolvidos internamente, em parceria com outras empresas do Grupo DST, nomeadamente com a Innovation Point a empresa de inovação aplicada do grupo, e com a 2bpartner, sociedade de capital risco que financia startups intensivas em tecnologia. A diferenciação destas soluções decorre não só das suas capacidades e desempenho, mas sobretudo da adaptação às necessidades específicas das cidades do interior do país, de menor dimensão e com diferentes requisitos para estes serviços. Mas já há soluções mais versáteis instaladas em cidades do litoral do país, fora das áreas cobertas pelas redes de banda larga da DStelecom, que estão ainda a ser consideradas em concursos internacionais, nomeadamente em Espanha. BRAD SMITH, PRESIDENTE DA MICROSOFT, É ORADOR NA WEB SUMMIT 2017 ALTRAN PORTUGAL INVESTE 1 MILHÃO NAS SOLUÇÕES PARA REDES 5G Na era dos dados e da sua explosão em volume, operadores e fabricantes estão a enfrentar um aumento da complexidade das redes e das várias tecnologias utilizadas. Dois dos grandes desafios serão garantir elevados padrões na qualidade de experiência dos seus utilizadores e pensar em novas formas de negócio. Já em 2017, a Altran lançou três grandes ofertas estruturadas para dar resposta à primeira destas necessidades, apoiando os seus clientes no caminho para o 5G e virtualização: a “Virtualization and Software Designed Networking”, a “Transition to 5G“ e a “Network Consolidation and Modernization“. “A massificação da utilização das redes pelas diferentes indústrias será um dos principais aceleradores para a necessidade de transformação. Se considerarmos que no futuro existirão cirurgias remotas, que a realidade aumentada será uma prática comum, que os carros serão autónomos nas deslocações, entre outros exemplos, os conteúdos 4K ou 8K proliferarão nas redes, rapidamente se concluí a necessidade de redes inteligentes, de elevada performance, disponibilidade e largura de banda”, diz Alexandre Ruas, Business Unit Director da Altran Portugal. Partindo deste princípio, a Altran Portugal decidiu participar num projeto de inovação, com um investimento da ordem de um milhão de euros, na criação de uma solução de orquestração de redes 5G (multi-domain orchestration of point-to-point services for 5G) bem como numa solução de transporte inteligente de vídeo (MEC - Multi-domain Edge Computing). De acordo com o calendário deste projeto de inovação, as primeiras demonstrações estarão disponíveis no final de 2018. Brad Smith, atual presidente e Chief Legal Officer (CLO) da Microsoft, é um dos cabeças de cartaz da Web Summit 2017. Estará por Lisboa a 8 de novembro. Para além de acumular responsabilidades em assuntos corporativos, externos e legais, desempenha um papel fundamental na discussão de assuntos críticos para o grupo, como privacidade, segurança, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e inclusão digital, entre outros. O atual presidente e CLO entrou para a Microsoft em 1993, liderando o departamento Legal and Corporate Affairs (LCA) da Europa. Posteriormente, passou a vice-conselheiro geral das equipas de LCA das regiões fora dos Estados Unidos da América, e a conselheiro geral em 2002. Foi nomeado um dos 100 advogados mais influentes dos Estados Unidos. Entretanto, está disponível desde o dia 26 de setembro o livro autobiográfico de Satya Nadella, o inspirador CEO da Microsoft. Chama-se “Hit Refresh” e conta toda a história da contínua transformação da tecnológica norte-americana. Nadella descreve o seu trajeto pessoal – desde a infância, passada na Índia, até à liderança de algumas das mudanças tecnológicas mais significativas da era digital. Trata-se da história de como uma empresa conseguiu redescobrir a sua alma, transformando toda a organização, desde a sua cultura até à metamorfose para um mercado extremamente competitivo, repleto de parcerias de sucesso. As receitas do livro serão doadas à Microsoft Philantropies. 170924_Jornal_APDC_E.indd 8 25/09/2017 00:44

OUTSYSTEMS LIDERA MERCADO DE PLATAFORMAS LOW-CODE Depois de em 2016 ter lançado a sua mais revolucionária versão até ao momento, a OutSystems foi duplamente nomeada líder de mercado pela Forrester. A tecnologia desenvolvida em Portugal ficou posicionada no patamar mais elevado a nível de oferta e estratégia em dois relatórios: o Forrester Wave sobre Plataformas de Desenvolvimento Low- Code; e o Forrester Wave sobre Plataformas Low-Code para Desenvolvimento Mobile. A plataforma OutSystems permite o desenvolvimento rápido de aplicações empresariais através de uma linguagem visual, recorrendo a um mínimo de hand-coding. Na sua mais recente versão, permite que qualquer developer crie aplicações mobile e web seguras e escaláveis, que anteriormente estavam apenas ao alcance de developers mais experientes. A nomeação como líder pela Forrester demonstra o reconhecimento da forte capacidade de execução da sua solução, assim como da visão estratégica da empresa no mercado do low-code. Ao longo deste último ano, a OutSystems foi ainda nomeada líder pela Gartner no primeiro Quadrante Mágico para Plataforma de Aplicações Empresariais de Elevada Produtividade as a Service e no Quadrante Mágico para Plataformas de Desenvolvimento de Aplicações Mobile. CGI OUVE CLIENTES PARA DEFINIR PLANO ESTRATÉGICO Para a definição do Plano de Negócios Estratégico, a CGI ouve os seus clientes através do programa “Voice of the Clients”. Anualmente, a companhia realiza em todo o mundo mais de 1300 reuniões com líderes empresariais e de tecnologias de informação para ouvir quais as suas opiniões sobre as tendências que afetam as organizações e as implicações que as mesmas têm na sua área de negócio. Estas reuniões clarificam quais os desafios e oportunidades dos clientes, as suas prioridades de negócio e orçamentos e planos. O resultado destas entrevistas é incorporado no Relatório Anual CGI Global Insight e partilhado com clientes e parceiros, por forma a clarificar as suas questões. A riqueza da informação recolhida abre espaço para o diálogo sobre a forma como, em conjunto, se pode inovar e abordar os problemas num mundo em rápida mudança, onde as necessidades digitais de clientes e cidadãos estão a provocar a transformação das organizações comerciais e governamentais. O Relatório Anual CGI Global Insight é uma ferramenta para apoiar os clientes na sua transformação digital. Embora esta perspetiva global assuma uma série de semelhanças entre indústrias, é importante reconhecer que os executivos falam sobre transformação no contexto de sua indústria, geografia e cultura organizacional. São, por isso, fornecidas perspetivas adicionais por indústria e ideias específicas para a geografia e percurso digital de cada cliente. No 27º Digital Business Congress da APDC, Olivier Spréafico, Vice-Presidente e Líder da Unidade de Negócios do Sul da Europa e do Brasil, partilhará as descobertas e ideias do “2018 Global Insight Report” da CGI, obtidas este ano. NOS É PARCEIRA ESTRATÉGICA PARA AS SMART CITIES A articulação entre empresas e autarquias é cada vez mais relevante para o desenvolvimento de novas plataformas e processos que promovam a qualidade de vida dos cidadãos e o seu relacionamento com os municípios. Nomeadamente experiências tecnológicas que facilitem a mobilidade, segurança e eficiência energética. Através de uma estratégia de cooperação com as autarquias, a NOS tem vindo a identificar desafios e a desenvolver novas soluções tecnológicas para tornar as cidades mais inteligentes e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. Os municípios de Oeiras e Lagoa assinaram protocolos que preveem a criação de soluções específicas nas áreas das Smart Cities e que resultaram na criação de plataforma globais, ao serviço dos cidadãos, tendo como base a utilização recíproca das competências técnicas, tecnológicas e humanas da NOS e das respetivas câmaras municipais. Ambas as localidades já têm Centros de Controlo de Ocorrências que monitorizam situações anómalas nas cidades e que permitem uma comunicação bidirecional com os munícipes. Para a NOS, uma cidade inteligente usa a informação dos cidadãos e das suas diferentes redes para dar às cidades e às pessoas velocidade de resposta imediata. Apps interativas, sistemas de gestão de água, eletricidade e resíduos, modernização administrativa e redução de custos operacionais são algumas das novas soluções tecnológicas que tornam as cidades mais inteligentes. O operador tem vindo a desenvolver diferentes soluções, em função das necessidades e ambição dos municípios. O seu conhecimento aprofundado e a proximidade das equipas de projeto e implementação permitem à empresa, como parceiro tecnológico, uma abordagem transversal aos desafios específicos colocados pelas autarquias. 9 BOLD REALIZA MOBILE EGDE PARA DEBATER TRANSFORMAÇÃO DIGITAL O Mobile Edge vai regressar no próximo dia 12 de outubro à Fundação Portuguesa das Comunicações. Na 4ª edição deste evento, organizado pela BOLD International, em parceria com a FPC, será focado na transformação digital. Pretende-se juntar oradores internacionais e nacionais de renome para a partilha de experiências e estratégias em torno das mais recentes tendências digitais. Será analisada a nova economia digital e a profunda transformação que implica, tendo em conta que a digitalização da sociedade requer atenção dedicada e apresenta novas oportunidades para a inovação colaborativa. As parcerias estratégicas entre grandes empresas, PME’s e startups, permitem combinar as forças de organizações cujos negócios estão em estágios diferentes e são de áreas complementares, para descobrir novas tecnologias, produtos e serviços que possam promover o crescimento da economia digital. Com a manhã dedicada aos líderes e responsáveis de negócio e de áreas digitais, será a oportunidade ideal para ouvir alguns dos mais recentes casos de sucesso de empresas do mercado nacional e internacional. Durante a tarde, será a vez dos developers e futuros developers que querem conhecer e debater as mais recentes tendências tecnológicas. HP E DELOITTE ACELERAM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA INDÚSTRIA A HP e a Deloitte Consulting anunciaram a sua primeira grande parceria para acelerar a transformação digital do setor industrial a nível mundial. Vão colaborar na implementação dos sistemas de impressão 3D da HP em ambientes de produção de grande escala, aplicando a sua experiência de operações digitais para ajudar as empresas a acelerarem o design e produção, criarem uma cadeia de fornecimento mais versátil e aumentarem a eficiência em todo o ciclo de vida da produção. O objetivo é fomentar a inovação, acelerar o período de comercialização, reduzir custos e desperdícios e ajudar as empresas a competirem de forma mais eficaz na atual economia global. A parceria associa as soluções e ferramentas da premiada tecnologia Jet Fusion 3D Printing da HP ao ecossistema de parceiros e às capacidades de condução de transformações industriais digitais da Deloitte. Esta junta um grande número de clientes e estreitas relações com a indústria ao seu comprovado sucesso na transformação da cadeia de fornecimento para algumas das maiores empresas do mundo. A velocidade, economia, qualidade e fiabilidade das soluções de impressão 3D da HP, estão a melhorar as operações de uma crescente lista de empresas líderes mundiais, como a BMW Group, Jabil, Johnson & Johnson e Nike, entre outras. Esta parceria que começará nos EUA e se expandirá para outras geografias, é parte da colaboração contínua entre a HP e da Deloitte, projetada para acelerar a transformação digital nas empresas. 170924_Jornal_APDC_E.indd 9 25/09/2017 00:44

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt