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24 - Digital Business Conference| E-Commerce

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23 mai 2017 | CCB

Digital

Digital Business Conference Francisco Simão CTO, CTT “Em Portugal, a penetração do e-commerce ainda está muito abaixo da média da UE. Vamos crescer mais no futuro que o resto da Europa” “Estamos a olhar para a oportunidade dos e-marketplaces, com parceiros. É algo que tem tudo para correr bem” “O e-commerce será sempre um importante impulsionador de crescimento do comércio e é uma importante alavanca de crescimento para os CTT, no contexto da nossa estratégia de logística de última milha” Ricardo Chaves Diretor do Departamento de Gestão Comercial, SIBS Forward Payment Solutions “Num ambiente cada vez mais digital, houve uma explosão de formas de pagamento. ” “Subsiste uma enorme complexidade e grande diversidade de players nos pagamentos. Ninguém conseguiu ainda impor uma solução ao mercado. Ainda está tudo em ebulição” “Temos que olhar para os casos de sucesso e perceber o que é está a funcionar bem. Ter uma estratégia clara, informação disponível e canais integrados é fundamental nas soluções de pagamento”

5 Os CTT estão a focar-se na entrega e na oferta de soluções que respondam às necessidades dos clientes nas compras online, para capturar valor deste negócio, destaca Francisco Simão Para Ricardo Chaves, há múltiplas soluções para os pagamentos online nas nenhum dos players conseguiu ainda impor uma que seja massivamente adotada pelo mercado sámos da dor dos pagamentos à invisibilidade dos pagamentos”, considera. Hoje, estão disponíveis quase todas as soluções de pagamentos e há muitas tecnologias com um grande potencial de disrupção, particularmente as desenvolvidas por grandes marcas internacionais. Das novas soluções seamless aos pagamentos nas redes sociais, passando pelas wallets e outros subsistemas de pagamentos multicanal ou segmentados para certos mercados, o facto é que ainda “ninguém conseguiu impor uma solução” que seja adotada massivamente pelo mercado, diz Ricardo Chaves. O caminho, que a SIBS seguiu, passa por “olhar para os casos de sucesso e perceber o que é que está a funcionar bem”, definido modelos como o MBWay, que “tem que estar integrado numa jornada de sucesso no processo de compra digital”. Uma estratégia clara, informação disponível e canais integrados são fundamentais. Tal como entender muito bem os comportamentos do consumidor e proporcionar-lhes verdadeiras experiências. CASOS DE SUCESSO MOSTRAM CAMINHO E há casos de sucesso diferenciadores. Como a gigante chinesa Alibaba, que surgiu para o mercado doméstico e é hoje a maior plataforma mundial de comércio eletrónico. Ernesto Caccavale, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da Alibaba, começou por destacar a história da sua criação, que surgiu da visão de Jack Ma para responder ao comportamento dos consumidores chineses com uma nova abordagem. Para este responsável, a chave do sucesso resultou da criação da plataforma de compras que

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