APDCPT
Views
2 years ago

24º Congresso das Comunicações

  • Text
  • Presidente
  • Portugal
  • Congresso
  • Grandes
  • Grande
  • Marketing
  • Dados
  • Forma
  • Oradores
  • Apdc
Congresso APDC 2014

Marta Pereira da Costa e

Marta Pereira da Costa e David Ventura abrem 24º Congresso O Congresso das Comunicações vai contar este ano com um espetáculo de abertura, onde participarão Marta Pereira da Costa, com guitarra portuguesa no fado, e David Ventura, com uma atuação multimédia. Marta Pereira da Costa, um nome emergente da cena musical portuguesa, é a primeira e única mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado. A sua sensibilidade, elegância e delicadeza trazem ao fado e à guitarra portuguesa uma sonoridade muito feminina que, aliada à sua entrega na execução de cada tema, cria em palco um ambiente e cenário únicos, proporcionando um espetáculo especial, emotivo e inolvidável. Com uma interpretação de três peças, irá surpreender o público com a originalidade de aliar o tradicional da guitarra portuguesa com as novas tecnologias, através da passagem de vídeos/imagens, valorizando e colorindo a sua música. O espetáculo de vídeo que acompanha o momento musical será da responsabilidade de David Ventura, artista visual baseado em Lisboa cujo trabalho combina várias disciplinas no campo do multimédia. Atuando como VJ, trabalhando em motion design ou em programação de software dedicado, explora o áudio e o vídeo em conjunto. Tem uma larga participação em todos os principais eventos de música eletrónica na Europa como VJ, tendo marcado presença em eventos como o Time Warp, Le Nome, Mapping Festival e SEMF. Planeta Fluffen dão o mote na abertura das sessões dedicadas aos quatro setores em destaque no Congresso Transportes, Administração Pública, Retalho e Smart Cities – os quatro setores em destaque no 24º Congresso das Comunicações – vão contar na abertura das respetivas sessões de debate com a atuação dos Planeta Fluffen. Este é um quarteto musical composto por quatro pessoas - porque os elementos sentiram a necessidade de se distinguir de outros quartetos musicais compostos por três pessoas e um bacalhau – que apresentam um espetáculo que mistura músicas com stand-up comedy e exercícios de improvisação com o público. A banda juntou-se pela primeira vez em 1975, quando ainda nenhum dos quatro era nascido, e separou-se pouco tempo depois porque ninguém aparecia aos ensaios. Voltaram a reunir-se em 2010, já então totalmente nascidos, para formarem o Agrupamento Recreativo e Musical Planeta Fluffen. Os Planeta Fluffen são formados por David Cristina, Hugo Marques, Joaquim Cabral e Luís Coelho. Para a história ficam as participações em televisão no Canal Q (finalistas no Programa Caça ao Cómico) e no Cinco Para a Meia-Noite, os vários espetáculos ao Vivo no Teatro S. Luiz em Lisboa, no Casino da Figueira da Foz, no Teatro Municipal da Guarda, no Pavilhão de Macau em Loures, no Armazém 13 em Lisboa, Braga, Peniche, Óbidos, etc., os cerca de 5 mil seguidores na sua página oficial, e os vários videoclips da banda. INNOVATION LOUNGE 1 2 3 4 A inovação em produtos e serviços, equipamentos e aplicações estará em destaque no 24º Congresso. O Innovation Lounge assume-se como um espaço inovador, assente numa lógica de networking , de comunicação de marca e de mostra de ofertas, onde estarão presentes as grandes empresas do setor. 8 7 6 5 1 tech innvation 6 11 9 10 11 2 7 12 GRANDE AUDITÓRIO 14 13 12 3 4 8 9 13 14 5 10 TECH INNOVATION Em paralelo, decorrerá o Tech Innovation, iniciativa da APDC que resultou do reforço da ligação entre os mundos universitário e empresarial. Estarão presentes os seguintes projetos nacionais, selecionados pelo seu caráter inovador e tecnológico: AAL4ALL BITALINO BULLA CARREGADOR DE BATERIAS SEM CONTATO CONTROLO DE ROBOTS AQUÁTICOS PARA A REALIZAÇÃO DE TAREFAS MARÍTIMAS DESENVOLVER SAÚDE INTELIGENTE EM CIDADES INTELIGENTES DINAMIC REAL - TIME ETHERNET SWITCH DISPLR I-ONE INOVWINE INSIDE VISIONS IS2YOU IS4LEARNING LIFEisGAME LX-ITEAM MASDIMA METABLUE SOLUTION MONOTORIZAÇÃO, CONTROLO DE VEÍCULOS NÃO TRIPULADOS PLATAFORMA DE MONOTORIZAÇÃO DE UMA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICO REDE SEM FIOS PARA DETECÇÃO DE VEÍCULOS SEM RECURSO A SENSORES SENTILANT SISTEMA DE VIGILÂNCIA ELECTRÓNICO PARA APLICAÇÕES PENAIS SMOOTHPURPLE TICE.HEALTHY TICE.MOBILIDADE UBIWHERE - SMART CITIES UNDERWATER ACOUSTIC NETWORK WIZDEE YOUBEQ - JOIN MY MAP WORLD SUMMIT AWARDS Destaque ainda para um espaço de demonstração dos projetos portugueses selecionados para o WSA-mobile 2014. Esta será uma mostra do que de melhor se faz em Portugal na área das aplicações móveis, evidenciando a crescente capacidade de inovação, criatividade e de resposta às grandes tendências das TIC e New Media.

DELOITTE PORTUGAL ALARGA ATIVIDADES NAS TMT A equipa de consultoria da Deloitte tem vindo a registar, na indústria de Technology, Media and Telecomunications, liderada pelo sócio Miguel Eiras Antunes, um crescimento que reflete a expressão dos projetos que tem vindo a desenvolver em diversas geografias. Nomeadamente em Portugal e Angola. Esta prática foi recentemente reconhecida com o Igal Brightman Award, um prémio que distingue realizações assinaláveis das práticas de TMT da Deloitte em todo o mundo. Tal como nos últimos 3 anos, é esperado que a área de TMT da Deloitte em Portugal e Angola continue a crescer a dois dígitos (acima dos 20%) em 2015. Um crescimento sem precedentes que resulta do pioneirismo da Deloitte, e de ter criado relações sólidas com clientes de topo desde o primeiro dia, tornando-se num “Trusted Advisor” da maior parte dos CEOs e investidores. A equipa investiu também fortemente no recrutamento, na construção de oferta de consultoria nas áreas de finanças, business inteligente, marketing e sales e process excellence, e também se coordenam de forma eficaz com outras funções. A componente tecnológica é uma área de grande aposta, especialmente em Analytics, onde Portugal segue as pisadas da equipa global com uma forte aposta em modelos analíticos de churn, gestão de campanhas, segmentação, assim como competências em CRM e business intelligence. GFI VENCE TROFÉU INVESTIMENTO DA CCILF A Gfi foi distinguida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa com o Troféu Investimento, um prémio que reconhece a atuação da Gfi em Portugal e o investimento efetuado, ao longo do último ano, em projetos de referência em mercado nacional. Este prémio congratula o projeto do Centro de Serviços de Lisboa, centro nearshore a servir projetos nacionais e internacionais, e o programa ‘Gfi Academy’, com 3 edições concluídas e mais de 20 jovens integrados no mercado de trabalho. A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença de Bernard Chantrelle, presidente da CCILF e de Luís Campos Ferreira, Secretário de Estadodos Negócio Estrangeiros e Cooperação. MAKSEN REFORÇA APOSTA NO SETOR ENERGÉTICO E DEFENDE CONSOLIDAÇÃO DAS TIC A Maksen reforçou este ano a sua equipa de Energy, Infrastructures & Natural Resources com mais 30 consultores especialistas nestes setores. A consultora continua a investir neste cluster de indústria com a perspetiva de continuar a crescer num mercado fundamental para a economia e que enfrenta múltiplos desafios. A capacidade de servir os seus clientes nas áreas energéticas, de forma transversal, através da sua oferta de consultoria de gestão, consultoria tecnológica, engenharia especializada e outsourcing, é um ativo distintivo e orientado à geração de resultados concretos. Já na área das TIC, a consultora defende que a otimização e simplificação das “arquiteturas TIC” permitem uma maior flexibilidade e adequação dos recursos tecnológicos, humanos e financeiros nas áreas-chave do negócio. Tendo em conta que as empresas estão sujeitas a uma grande pressão de crescimento e sofisticação da oferta comercial, ao mesmo tempo que se debatem com grandes NOVABASE APRESENTA MUNDIALMENTE SOLUÇÃO WIZZIO NO GARTNER SYMPOSIUM ‘Wizzio’ é o nome da solução que foi mundialmente apresentada pela Novabase no Gartner Symposium ITXPO, evento que decorreu entre 9 e 13 de novembro em Barcelona. Incrementar a produtividade das instituições bancárias e dos gestores de relação e melhorar a performance de HUAWEI TEM GRANDES AMBIÇÕES COM restrições orçamentais de OPEX e CAPEX, este terá se ser o caminho. Com base no know-how e experiência adquiridos nos mais diversos contextos empresariais e geográficos, a Maksen desenvolve uma oferta específica para ajudar os clientes a fazerem “mais e melhor, com menos”, apoiados por uma equipa de consultores especializados e em metodologias e ferramentas bastante testadas. vendas são os grandes objetivos da plataforma Wizzio. Que foi totalmente desenvolvida pela Novabase e disponibiliza aos gestores, de forma simples, intuitiva e contextual, as funcionalidades que tradicionalmente apenas existem num balcão ou centro de investimento e que, ao serem instanciadas em dispositivos móveis, permitem um acesso às mesmas em qualquer lugar a qualquer momento. A isto soma-se a integração da mais recente tecnologia IBM Watson, que confere ao Wizzio novas capacidades cognitivas que permitem utilizar mananciais de informação impossíveis de gerir pela inteligência humana e que, por isso, ampliam e complementam a capacidade de resposta dos gestores. Funcionando como um trusted advisor do gestor, a solução fornece uma análise profunda da informação, imprescindível à criação de propostas ajustadas às necessidades específicas de cada cliente em determinado momento. A Novabase foi a única empresa portuguesa a marcar presença no Gartner Symposium ITXPO 2014 que juntou em Barcelona mais de 5000 CIOs de todo o mundo. O Ascend Mate7 é o mais recente smartphone da Huawei, com o qual a fabricante tem grandes ambições em relação à liderança da indústria a nível mundial. Este equipamento assume-se como o símbolo do incessante compromisso para “Tornar Possível” (Make It Possible) a todas as pessoas em todo o mundo a experiência de desfrutar de produtos de qualidade. Trata-se do primeiro smartphone do mercado de 6 polegadas com tecnologia de acesso por impressão digital (com um simples toque), para acabar com o incómodo das palavras-passe. Com um arquitetura octa-core, vem equipado com o processador inteligente HiSilicon Kirin 925 composto por quatro grandes chipsets A15 de 1.8 GHz e quatro pequenos chipsets A7 de 1.3 GHz, que são ativados em diferentes configurações. Dependendo das necessidades de energia de uma aplicação específica ou função particular do smartphone, a gestão de utilização dos processadores é feita de forma inteligente para garantir a mais alta performance, com o menor gasto de energia possível. Tem ainda acesso a dados com tecnologia 4G LTE Cat6, ou seja, velocidades de download até 300Mbps. E dispõe de uma nova versão do intuitivo interface da Huawei, o EMUI 3.0, que o torna mais fácil de operar com apenas uma mão, com uma nova aparência em todo o interface de software, recorrendo a um novo design. NOS ACELERA CRESCIMENTO COM AQUISIÇÃO DA MAINROAD A NOS acordou a aquisição da totalidade do capital da Mainroad, empresa líder na prestação de serviços de outsourcing de tecnologias de informação, reforçando desta forma a posição no mercado, nomeadamente no segmento empresarial. A operação permitirá uma oferta mais diversificada e profunda de serviços de Cloud Computing, Business Continuity e IT Managed Services, suportada em Data Centers próprios e de última geração. A aquisição da Mainroad, que representa um enterprise value de 14 milhões de euros, integra-se no plano de investimentos apresentado pela NOS, que compreende o investimento de mil milhões de euros nos próximos 5 anos. Com este movimento, o grupo reforça a sua capacidade de desenho e implementação de soluções de gestão de infraestruturas tecnológicas que asseguram a maior eficiência aos seus clientes, passando a ocupar uma posição de liderança na prestação de serviços de elevado valor acrescentado, nomeadamente no segmento empresarial, onde a empresa tem vindo a fazer uma forte aposta, como destacou o seu CEO, Miguel Almeida. Enquadrando-se na estratégia de convergência, dá um significativo impulso na consolidação da NOS como empresa de referência em áreas como o cloud computing ou o IT Managed Services, baseados em infraestruturas próprias. E passa a afirmar-se numa nova categoria que é cada vez mais relevante e necessária às grandes empresas e instituições públicas, assim como às PME e aos seus profissionais, contribuindo para que sejam cada vez mais competitivos e ajudandoos a expandir o seu negócio e a impulsionar a economia do país. PT LANÇA SOLUÇÃO ÚNI- CA DE COMUNI- CAÇÕES GLOBAL- CONNECT PACK Pelo quarto ano consecutivo, o SAS é líder anual da Gartner em Marketing Management Integrado. A empresa alcançou o seu lugar de líder pela sua reconhecida capacidade de execução, assim como pela sua visão global sob uma perspetiva de estratégia de produto. O Marketing Management Integrado apoia o processo de marketing do início ao fim através da integração de quatro componentes principais – estratégia e operações, marketing analítico, execução multicanal e capacidade de inteligência digital. O ciclo do processo de marketing estende-se através do planeamento, atribuição de recursos, criação, gestão de projeto, direção, execução e por fim, avaliação e análise que ajuda a otimizar os futuros processos e campanhas de marketing. Este reconhecimento representa o retorno do investimento feito nesta área e que posiciona o SAS, pelo 4º ano consecutivo, numa posição de liderança, refere Fernando Braz, Executivo do SAS Portugal. A empresa foi ainda nomeada líder no Magic Quadrant da Gartner pela Gestão de Campanhas Multicanais de CRM, pela Gestão de Recursos de Marketing e líder na Forrester Wave: Cross- Channel Campaign Management Platforms. Recorde-se que em abril de 2014, o SAS lançou a última versão do SAS Customer Intelligence para ajudar as empresas a cruzar dados, analisá-los e visualizá-los de forma a torná-los mais digitais. A solução atualizada permitiu, de forma mais rápida do que nunca, um acesso aos dados digitais de várias fontes. 5 www.apdc.pt

Copied successfully!

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt