Views
3 years ago

23º Congresso das Comunicações

  • Text
  • Conselho
  • Ainda
  • Novas
  • Redes
  • Rede
  • Oradores
  • Mercado
  • Desenvolvimento
  • Presidente
  • Portugal
Congresso APDC 2013

Smartphone está

Smartphone está disponível em 60 mercados Huawei Ascend P6 recebe Prémio EISA Optimus mostra abrangência do 4G A Optimus avançou com a campanha “O 4G chega mesmo a todo o lado”, com o objetivo de dar visibilidade à abrangência da sua rede 4G no território nacional, que cobre 80% da população e todas as capitais de distrito. O operador desafia qualquer pessoa a experimentar a tecnologia 4G sem qualquer risco, pelo que até 30 de novembro os clientes que aderirem à campanha só pagam velocidade 4G se a tiverem disponível. Quem adquirir um equipamento 4G 100Mbps e ativar um tarifário 4G em condições promocionais, caso não atinja velocidades 4G, poderá alterar o tarifário para o 3G ilimitado (Kanguru Xpress). E receberá um vale com a diferença do valor, para um equipamento 3G equivalente. Para esta campanha Optimus Kanguru 4G, João Manzarra veste a personagem “homem bala”, que é disparado de um potente canhão em todas as direções geográficas. Onde quer que aterre em Portugal, o ‘homem bala’ Manzarra verifica que tem sempre acesso ao 4G da Optimus. HP quebra barreiras nas redes definidas por software A HP revelou o primeiro ecossistema aberto empresarial da indústria para redes definidas por software (Softwaredefined Networking – SDN) através do HP SDN Developer Kit (SDK) e da HP SDN App Store. Cria desta forma novas oportunidades de negócio para parceiros e fornece aos clientes a possibilidade de adquirir e implementar, de uma forma simples, serviços de rede. A implementação de redes legacy requer normalmente longos períodos de configuração e customização, que atrasam a potencial implementação de aplicações e limitam a agilidade. Apesar do SDN prometer automatizar as operações de rede, as tecnologias fechadas e proprietárias inibem a inovação, impedem a interoperabilidade e limitam a criação de mercado. Um ecossistema aberto de SDN, juntamente com uma plataforma de desenvolvimento de aplicações, abre o caminho à inovação e potencia simultaneamente a colaboração. O Kit SDN Developer proporciona aos programadores as ferramentas essenciais para criar, testar e validar aplicações SDN. Altran aposta na 2nd Vision A Altran disponibilizou, no âmbito da oferta connected TV, a solução 2nd Vision. Esta proposta inovadora permite ao utilizador aceder a conteúdos extra, aumentando a variedade e a escolha de opções, bem como a interação remota. Com esta tecnologia de 2nd Screen, cada pessoa pode receber informação adicional ao conteúdo consumido através da sua televisão. Os dados são disponibilizados à distância, a partir de qualquer dispositivo móvel – tablet, smartphone ou pc. O 2nd screen é uma tendência do mercado das telecomunicações e também de um mundo cada vez mais ligado e ávido de informação em tempo real. E é das soluções mais inovadoras do género, porque sincroniza automaticamente com o conteúdo da televisão e autogera conteúdos relacionados, possibilitando uma nova era de serviços. Permite proporcionar uma nova e melhor experiência ao consumidor final, com enorme valor acrescentado para os canais de tv e para os distribuidores de pay-tv. A Huawei, líder mundial em soluções TIC, foi reconhecida com um prémio EISA - European Imaging and Sound Association. O Huawei Ascend P6, lançado em junho, recebeu o prémio ‘European Consumer Smartphone 2013 – 2014’, tendo sido distinguido pelo seu design ultra fino de 6,18mm e pelo seu corpo metálico elegante. A EISA considerou este dispositivo como um “smartphone surpreendentemente bem equipado por um preço muito atraente”. A EISA é uma associação multimédia que testa produtos eletrónicos de consumo, sendo os seus prémios conhecidos como uma das recomendações de consumo de maior prestígio que os produtos podem receber, e uma indicação chave para melhorar as decisões de compra dos consumidores. Pelo que representa para a Huawei o reconhecimento pelo sector da sua capacidade em criar produtos que respondem e superam os elevados padrões dos consumidores na Europa. Lançado pela primeira vez em Londres, em junho de 2013, o Huawei Ascend P6 está disponível em mais de 60 países em todo o mundo. Na Europa, está a ser comercializado através de grandes operadores e distribuidores, incluindo Vodafone, Telefonica, H3G e Carphone Warehouse, o maior retalhista de smartphones do Reino Unido, bem como os canais de comércio eletrónico, como a Amazon. O Huawei Ascend P6 foi apresentado em Portugal no dia 3 de julho e está disponível em preto, branco e rosa, com capas a condizer, livre de operador, com um preço de venda ao público de 399,90 euros nas principais cadeias de retalho nacionais. Microsoft lança novos produtos e aplicações Novas aplicações portuguesas para a Loja Windows, novos modelos de tablets e o novo Windows 8 são as mais recentes apostas da Microsoft Portugal. A gigante deu a conhecer algumas das novas aplicações portuguesas já disponíveis na Loja Windows e as novidades a lançar, num investimento junto da comunidade de developers portugueses que reforça o compromisso de colocar Portugal no mapa de referências na criação de aplicações. Entre as novidades que acompanham o lançamento da nova versão do Windows, destacam-se as do OLX, DE, Millennium BCP, Montepio e Niiiws. Estão também a ser comercializados os dois novos modelos de tablets, o Surface 2 e Surface 2 Pro, num reforço da aposta em dispositivos que combinam a portabilidade de um tablet com as funcionalidades de um computador portátil. E apresentou o novo Windows 8, sistema operativo que em breve chegará ao mercado integrado em novos computadores e tablets, e que também pode ser comprado isoladamente, online ou no retalho. 6

SAP apresenta nova plataforma de mobilidade A SAP disponibilizou a versão 3.0 da sua plataforma de mobilidade, a SAP Mobile Platform, e uma versão para a cloud baseada na plataforma SAP HANA. O objetivo é a responder à forte procura pelo desenvolvimento de aplicações móveis, seguras e económicas, quer para o software de licenciamento tradicional quer para o software disponibilizado na nuvem. Estas versões permitem uma incomparável produtividade aos programadores, graças à disponibilização de um conjunto bastante amplo de serviços para a plataforma e uma arquitetura baseada em standards abertos. E uma capacidade de integração com ferramentas de desenvolvimento de terceiros através de uma estratégia de “bring-your-own-tools” (BYOT). De acordo com a empresa, os programadores estão agora mais bem habilitados a criar aplicações de mobilidade para profissionais, negócio ou consumidores, sem necessitarem de investir tempo na aprendizagem de novas ferramentas e protocolos. Novabase realiza Tech Week Mostrar a força da Novabase como empresa que cria soluções tecnológicas de vanguarda e como a tudo isto se pode ligar o design. Foi o objetivo da primeira edição da “Tech Week, Interaction Ahead”, que decorreu entre 28 de outubro e 1 de novembro, na sede da empresa. Uma semana que surpreendeu, trazendo à discussão as diferentes formas de como a tecnologia está presente no nosso dia-a-dia. Atenta ao futuro, a Tech Week deu ainda a conhecer as tecnologias que estão a surgir nas mais diversas áreas e dispositivos que já hoje poderiam ser parceiros essenciais na vida moderna. Uma semana que contou também com a participação de parceiros, clientes, colaboradores e algumas figuras públicas de diferentes backgrounds. Este evento mostrou ainda que a Novabase é uma empresa atenta às grandes tendências tecnológicas, posicionando-a como advisor nos processos de decisão que envolvam tecnologia a médio/longo prazo. CBE comemora Dia Internacional da Fibra Ótica A CBE, empresa líder na construção de redes FTTH em Portugal, comemorou a 4 de novembro, em conjunto com o FTTH Council Europe, o Dia Internacional da Fibra Ótica. Esta iniciativa pretendeu comemorar o nascimento do Charles Kao, Prémio Nobel da Física em 2009, um homem visionário e pioneiro no desenvolvimento e utilização da fibra ótica na área de telecomunicações. Pretendeu-se evidenciar o impacto positivo da fibra nas várias comunidades em todo o Mundo, assim como a importância das políticas de desenvolvimento das nações para acelerar o desenvolvimento deste tipo de infraestruturas e a sua adoção pelos utilizadores de Internet. A CBE acredita que as fibras óticas são a única “tecnologia à prova de futuro”, tendo-se destacado como a única Empresa que participou de todos os projetos FTTH em Portugal. Maksen alarga e estende a Moçambique RENTELECOM aposta em todas as frentes Com o objetivo de acompanhar as necessidades dos clientes no contexto atual de grande concorrência e mobilidade a nível global, a Maksen tem procurado desenvolver o seu know-how em áreas de ponta. Assim, reforçou a equipa dedicada às áreas de Customer Analytics & Business Intelligence e acompanhando as tendências tecnológicas e as necessidades associadas à mobilidade e flexibilidade mundial, tem sido realizada uma grande aposta no desenvolvimento de serviços na área de Cloud Computing com vista à oferta de serviços realmente diferenciadores. Para alargar atividades, inaugurou ainda um novo escritório em Moçambique, com a perspetiva de reforçar o seu posicionamento num mercado que deverá registar um crescimento anual de 8% durante os próximos anos. Esta aposta foi o ponto de partida para o que será uma atuação mais próxima nos sectores de Telecomunicações, Banca e Energia. Cisco: mobilidade potencia novas oportunidades O tráfego global de dados móveis aumentará 13 vezes entre 2012 e 2017, antecipa o mais recente VNI Global Mobile Data Traffic Forecast da Cisco. À medida que as organizações e operadores respondem a este aumento de tráfego e mais dispositivos portáteis inteligentes entram na rede, o acesso através de Wi-Fi e de small cells pode criar novas oportunidades de receita para as TIC, estando a tornar-se um elementochave na estratégia dos operadores para os dados móveis. O estudo IBSG BYOD Financial Impact da Cisco mostra ainda que uma abordagem abrangente à mobilidade, especialmente o BYOD, está a ajudar a impulsionar a inovação entre os colaboradores. Para todos os setores, o futuro da mobilidade vai depender de como usamos a tecnologia para criar melhores ligações e ideias mais claras. Ao ligar pessoas, processos, dados e objetos, a mobilidade impulsiona o crescimento da Internet of Everything (IoE). PwC lança estudo sobre entretenimento e media IBM reforça portefólio de serviços na Cloud A IBM tem um conjunto de novas ofertas que reúnem soluções cloud com capacidades analíticas de alto valor, projetadas para ajudar os clientes a transformarem e fazerem crescer os seus negócios. Os novos serviços permitirão extrair informações e conhecimento dos dados armazenados, oferecendo aos gestores e administradores tomadas de decisões mais rápidas e eficazes. A combinação entre os contributos da SoftLayer, recentemente adquirida pela IBM, e as capacidades Cloud, A RENTELECOM é a subsidiária do grupo REN, criada em 2002, para alavancar o know-how adquirido nas redes de telecomunicações de segurança ao serviço da gestão e operação das redes energéticas. Estas infraestruturas são das mais estáveis em Portugal e mesmo no mundo. A empresa tem às sua disposição cerca de 7 mil km de fibra ótica, incluindo 6 ligações a redes espanholas de utilities, que permitem implementar as mais diretas ligações entre Lisboa e Madrid. Atua no mercado de operadores, O “Global Entertainment and Media Outlook” é o mais recente estudo global de referência da PwC, onde são analisados os dados passados e previsionais de vários segmentos do setor de entretenimento e de media. Na edição de 2013, a 14ª, são analisadas as tendências de consumo dos utilizadores, a forma como os novos padrões de consumo podem obrigar à alteração de estratégias futuras e, ao nível dos segmentos, a forma como algumas destas tendências afetam os principais players do setor: consumidores, agências de publicidade, criadores de conteúdos e distribuidores digitais. construídas a partir de open standards, oferece às empresas a capacidade de partilharem conhecimento, experiências em tempo real e em segurança. Como parte dessa estratégia, a IBM lançou ainda novas ofertas na área de mobile e social business, alargando o portefólio de mais de cem ofertas de software-as-a-service (SaaS), com maiores capacidades agregadas de Cloud e novos sistemas integrados e especializados também para ambientes híbridos de Cloud computing. onde disponibiliza acesso a áreas técnicas para instalação de antenas e de equipamento técnico de suporte, e tem uma oferta de serviços de dados que utiliza tecnologias como SDH, DWDM e IP/MPLS, também para clientes empresariais. Tem ainda serviços de housing em Lisboa e no Porto, através de Datacenters. Tem ainda um posicionamento muito relevante no mercado de utilities, onde o seu know-how é considerado diferenciador e onde tem vindo a executar diversos projetos. E, pela primeira vez, a PwC efetuou uma análise das principais tendências globais em português, onde inclui previsões acerca do mercado nacional. Compreender os dados e padrões de consumo e de publicidade explorados neste estudo e as tendências que explicam estes padrões de gastos, comparando os dados globais com os dados de Portugal, resultará certamente num maior conhecimento do setor. 7 www.apdc.pt

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt