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23º Congresso das Comunicações

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Congresso APDC 2013

2 3 Este é um espaço

2 3 Este é um espaço inovador destinado às empresas ligadas às TIC e New Media. Assente numa lógica de networking adaptada ao estilo de negócio da indústria, visa potenciar os contactos entre empresas, empreendedores, inovadores e todos os interessados pelo setor. Tem ainda como objetivo promover uma comunicação de marca focalizada, assim como a apresentação dos portfolios de produtos e serviços inovadores que estão a ser desenvolvidos pelos diferentes players do mercado das tecnologias de 4 informação e comunicação. ACESSO AUDITÓRIOS 1 5 6 11 7 10 8 9 3 7 ENTRADA 4 8 1 11 5 9 2 6 10 Porque os jovens de hoje serão os profissionais que construirão o futuro das TIC e New Media, têm que estar cada vez mais envolvidos na análise, reflexão e debate de todos os temas-chave para o setor e para o seu desenvolvimento sustentado. A APDC voltou a desafiar as universidades portuguesas a trazerem ao 23º Congresso das Comunicações os melhores alunos dos cursos mais diretamente ligados a esta indústria, através da Iniciativa TNG’13 – Talentos de Nova Geração. Pretende-se trazer ao Congresso os jovens talentos portugueses, incentivando a sua participação num debate que se pretende cada vez mais alargado e transversal sobre o futuro do setor, da economia, da sociedade e do País. Em paralelo, promover-se-á a sua interação com os diferentes players presentes no mercado. A Iniciativa TNG’13 envolve a participação de cerca de 150 alunos de 13 instituições de Ensino superior do País que estarão presentes no 23º Congresso. O Congresso conta com duas Sessões onde se debaterão temas especialmente vocacionados para os jovens talentos: · ENSINO SUPERIOR: que papel no novo contexto económico? · AS TIC, A INOVAÇÃO E O EMPREEENDEDORISMO Entidades Participantes: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa UCP - Universidade Católica Portuguesa IADE - Creative University ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto UM - Universidade do Minho ESCS - Escola Superior de Comunicação Social UC - Universidade de Coimbra FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto UA - Universidade de Aveiro ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias 4

Ericsson redefine mercado de pequenas células Solução inovadora para controlar a televisão através da voz Vodafone lança Comando de Voz A Ericsson anunciou uma célula de rádio suficientemente pequena para caber na mão de uma pessoa, mas capaz de fornecer cobertura de rede indoor para uma multidão. A Ericsson Radio Dot System é uma solução inédita, em formato de disco, que endereça uma vasta gama de cenários para fornecer acesso de alta qualidade para serviços indoor de banda larga móvel e voz. A solução resulta de dois anos de I&D e incorpora 14 patentes. Introduz um elemento de antena revolucionário, ou “dot”, que oferece acesso de banda larga móvel aos utilizadores. Pelo seu tamanho, escalabilidade e trajetória de evolução compatível, este produto responde às necessidades de diferentes tipos de utilizador, em ambientes internos de pequena, média ou grande dimensão, tendo como objetivo acompanhar as necessidades das operadoras no sentido de oferecer uma solução indoor completa. É para a Ericsson a solução com melhor custo-benefício para dar resposta aos desafios dos operadores na cobertura indoor. Gfi Portugal inaugura centro de serviços em 2014 Com o objetivo de dar resposta ao mercado nacional e internacional na procura de profissionais especializados em Microsoft, a Gfi acaba de criar um novo centro de serviços em Portugal. A aposta passa por uma oferta específica em áreas de desenvolvimento Microsoft, nomeadamente .NET, SharePoint e Windows 8 Application. Para o sucesso deste projeto, a Gfi irá optar por utilizar metodologias de desenvolvimento já testadas em outros centros de serviço do grupo. Assim, a equipa iniciará com 15 engenheiros especializados em tecnologia Microsoft, com projetos nacionais e internacionais já identificados. Num ambiente partilhado, a infraestrutura de IT é suportada na Cloud, mais especificamente em Microsoft Azure e Team Foundation Service. A previsão mais conservadora será a de triplicar a equipa inicial, fazendo com que no final de 2014 ultrapasse os 50 profissionais. Viatecla consolida no mercado brasileiro Dando corpo à estratégia de internacionalização, a Viatecla está a reforçar atividades no mercado brasileiro, onde passou a ter presença desde maio de 2011. A tecnológica conta já com um grupo de clientes relevantes no Brasil, tendo conseguido que os seus produtos sejam reconhecidos em alguns setores. De salientar o reconhecimento da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, como plataforma referência no sector do turismo. Este movimento da Viatecla para o Brasil permitiu reestruturar as suas unidades de negócio, dando resposta a uma rede de parcerias em várias áreas geográficas, e aumentando assim a exportação dos seus produtos. Atualmente, a empresa procura de forma ativa novos parceiros em outros mercados, que representem e integrem as suas soluções. Com um leque diferenciador de produtos nas áreas de turismo, media e gestão de informação, espera fazer aumentar a sua posição no mercado global. A Vodafone é o único operador de televisão em Portugal a disponibilizar uma solução de Comando de Voz para a tv de casa. Através do telemóvel, os clientes controlam o televisor utilizando apenas a voz, através da funcionalidade de reconhecimento de voz que a converte automaticamente em comandos para a TV. A solução permite, por exemplo, dizer o nome ou número do canal que se pretende visualizar e a tv de casa muda imediatamente para esse canal. É também possível dizer qualquer função do controlo remoto habitual da TV, nomeadamente: ‘ligar’ a TV box, ‘gravar’, ‘pausa’, ‘guia TV’, ‘ver gravações’, entre muitos outros, e o televisor obedece à instrução verbalizada. Para abrir as aplicações interactivas na TV basta dizer o respetivo nome. Destaca-se ainda a facilidade de pesquisa entre os mais de 7000 filmes disponibilizados no Videoclube. Nesta primeira fase, a funcionalidade está disponível na app Vodafone Tv Net Voz em smartphones Android (download gratuito no Google Play). O serviço Vodafone Tv Net Voz é reconhecido por diversos estudos, incluindo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, como o serviço com os melhores índices de satisfação de Cliente, para além de disponibilizar o melhor preço do mercado português: 24,90€/mês garantidos durante 2 anos. Com mais este lançamento pioneiro em Portugal, a Vodafone reforçou a sua aposta na inovação do serviço de televisão no nosso País e a liderança na qualidade e convergência de serviços em todos as plataformas. Qualidade da infraestrutura similar à dos centos urbanos Dstelecom disponibiliza rede rural de fibra As redes de fibra ótica são hoje a melhor alternativa, em eficácia ou eficiência, para suportar os serviços de comunicação e de acesso à informação, fundamentais para suportar o desenvolvimento económico e social. A construção destas redes começou pelas áreas urbanas mais densas e desenvolvidas e está agora nas áreas de menor densidade populacional. No contexto europeu, Portugal é palco do desenvolvimento de uma das redes rurais de banda larga mais abrangentes e capilares, por força do concurso internacional lançado em 2009 e que a dstelecom venceu nas regiões Norte e Sul do País. A construção desta rede representou um notável esforço financeiro, de engenharia e de construção. Os 9 000 km de cabo instalados nos 90 concelhos que integram as redes da dstelecom abrangem 250 mil casas, numa superfície de 20% do País. Para além da sua própria dimensão, esta rede levantou desafios associados às características específicas da sua utilização no âmbito rural. Entre esses desafios, estiveram o desenho de um cabo de fibra ótica especificamente concebido para as zonas de baixa densidade; o desenho de um armário de rua compacto e de alta capacidade para minimizar o impacto ambiental; e a instalação, pela primeira vez em Portugal, de um sistema de monitorização da rede em tempo real com capilaridade métrica até à casa de cada cliente. A Dstelecom acredita que estas inovações contribuirão para o sucesso na prestação de serviços da máxima qualidade que permitirão, pela primeira vez, replicar a qualidade e abrangência dos pacotes urbanos no âmbito rural. 5 www.apdc.pt

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