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21 - Digital Business Breakfast | Mobility- As-A-Service

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4 abril 2017 Ritz Four Seasons

DIGITAL BUSINESS

DIGITAL BUSINESS BREAKFAST “What must happen for Maas to become a reality in Portugal?” foi o mote para o debate entre o pai do conceito Maas e responsáveis da Axians, Uber Portugal e A-to-Be mente, uma área deficitária? Tudo se resume em “saber dar resposta às necessidades do mercado e às expetativas dos utilizadores, com alternativas ao transporte próprio”, diz Sampo Hietanen. É que “as pessoas estão dispostas a pagar por soluções de mobilidade que lhe deem liberdade de ir para onde quiserem”. Conveniência, preço e impacto ambiental são importantes. Também Rui Bento garante que o mercado da mobilidade tem muito valor, que está ainda retido na opção do carro próprio. A oportunidade existe e “as plataformas que proporcionam serviços têm muito mais a ganhar em trabalhar juntas, ao invés de competirem”. Salvaguardadas as questões do valor da informação e da privacidade, há “espaço para interações mais profun- das, que nos permitam também fazer parte de um ecossistema maior e multimodal. Temos dado passos nessa direção”, garante, porque “há um espaço muito grande para explorar”. Já Pedro Afonso destaca como principal oportunidade o crescimento turístico cada vez mais significativo. “No tema do digital, muitas vezes não é preciso capital. É preciso é miolos. Havendo muita gente a movimentar-se, com certeza algum negócio com viabilidade surgirá”. E o CEO da MaaS deixa um alerta: a criação de mais silos, agora digitais, põe em causa o objetivo de tornar realidade os benefícios da tecnologia. Por isso, cidades “têm que acordar já e não depois das coisas acontecerem”, potenciando estes ecossistemas.•

9 Alexandra Machado, Pedro Afonso, Rui Bento, Sampo Hietanen e Jorge Sales Gomes No debate, ficou claro que as soluções tecnológicas estão disponíveis. Falta é mudar mentalidades - dos operadores e dos clientes – para se avançar

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