Views
1 year ago

16 - Mobile Fórum Portugal 2016

  • Text
  • Forum
  • Grande
  • Oferta
  • Novas
  • Redes
  • Pagamentos
  • Tecnologia
  • Forma
  • Portugal
  • Mobile
12 julho | CCB

MOBILE FORUM portugal

MOBILE FORUM portugal Cláudia Queirós Customer Solutions Mobile Broadband, Region Mediterranean da Ericsson “De acordo com dados do Ericsson Mobility Report, o consumo de smartphones vai disparar até 2021 e número de smartphones ultrapassará este ano o número de telemóveis básicos em todo o mundo” “O aumento dos utilizadores e do consumo de dados previsto terá um grande impacto nas redes. Em 2019, as redes LTE serão dominantes em todo o mundo. Em 2020, começará a oferta comercial de 5G que, em 2021, deverá ter já 150 milhões de utilizadores” “O vídeo em 2021 representará cerca de dois terços dos dados totais nas redes móveis em todo o mundo. Os hábitos dos consumidores estão a mudar”. Teresa Mesquita Diretora Departamento Gestão de Produto da SIBS Forward Payment Solutions “O MBWay é uma solução que arrancou em 2015 e que traz para o telemóvel o cartão multibanco e todas as operações. Rapidez, conforto e disponibilidade são grandes vantagens desta oferta” “A Europa tem em marcha um projeto para criar um sistema pan-europeu de pagamentos imediatos, recorrendo a tecnologia cada vez mais poderosa. Dentro do euro, Portugal é um país na vanguarda da inovação, já que disponibiliza à escala nacional um serviço de transferências imediatas” “Os concorrentes estão em todo o lado e isso é saudável. O setor dos pagamentos está cada vez mais em efervescência, incluindo no mercado nacional”

9 O Mobility Report da Ericsson, apresentado pela keynote speaker Claudia Queirós, deu o mote à Sessão Mobile Solutions and Services como base “garantir que nunca se tem uma má refeição, oferecendo conteúdos de excelência”, como explica João Sanches, VP da subsidiária nacional. A plataforma já disponibiliza informação sobre 16,5 mil espaços, entre restaurantes, cafés e pastelarias em Lisboa e no Porto. Sendo um projeto de informação local, com um modelo de negócio assente em publicidade local, o mobile é determinante para Zomato. A app já está disponível em mais de 190 mil smartphones. E o projeto está sempre em construção. Depois da recolha inicial de dados, uma equipa de conteúdos atualiza permanentemente toda a informação disponibilizada e todos os restaurantes são visitados a cada três meses. Ao mesmo tempo, uma equipa de vendas trabalha junto dos estabelecimentos, envolvendo-os no universo digital. E os próprios utilizadores contribuem para a atualização da informação. A Zomato já criou mesmo uma comunidade de heavy users. SIMPLIFICAR PAGAMENTOS MÓVEIS Os pagamentos móveis foram o tema da Sessão ‘Mobile Solutions and Services’, onde o mote foi dado pela keynote speaker Cláudia Queirós, Customer Solutions Mobile Broadband, Region Mediterranean da Ericsson, que apresentou dados do mais recente Mobility Report da fabricante. Sustentada nos números do relatório, que aponta as principais tendências nas redes móveis até 2021, destaca que “haverá um aumento de coisas, de pessoas e de utilização de dados, com um crescimento tremendo dos dados”. Entre os dados apresentados, antecipa-se que haverá até 2021 um aumento dos dados nos smartphone em 12 vezes; um reforço das assi-

REVISTA COMUNICAÇÕES

UPDATE

© APDC. Todos os direitos reservados. Contactos - Tel: 213 129 670 | Email: geral@apdc.pt