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16 - Mobile Fórum Portugal 2016

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12 julho | CCB

MOBILE FORUM portugal

MOBILE FORUM portugal Miguel Mancellos Responsável da Área de Customer Digital Experience da Capgemini Portugal “O multicanal e a personalização são grandes tendências. Cada vez mais, têm que se oferecer experiências à medida. Tem que se fornecer experiências ao utilizador e permitir a interação com um conjunto de coisas. Até porque a forma como se interage com os dispositivos vai mudar” “Às empresas colocam-se desafios tecnológicos que têm a ver com a capacidade de desenvolver apps multicanal e multidevice. Porque no processo de compra, independentemente do perfil do cliente, ele vai saltar entre canais e esperar pela experiência nos devices” Fernando Parreira Diretor Comercial da SAPO (Portugal Telecom) “O Spotify é um exemplo de como a tecnologia mudou a forma como ouvimos música. Permitiu a desmaterialização do consumo de música, atenuando a pirataria” “O projeto está a evoluir para outro tipo de conteúdos, como entretenimento e vídeos, para alargar oferta e assumir-se cada vez mais como uma plataforma de utilização universal, para todos. É algo que nos segue ao longo do dia” “Sendo uma plataforma que consegue recolher muita informação sobre utilizadores, isso permite-lhe segmentar a oferta de forma muito apurada.” “A maior parte das organizações lançou o conceito de mobile first. As apps são desenvolvidas primeiro para o móvel e depois para as demais plataformas. Mas se este é um conceito presente, tende a evoluir para o mobile only.”

5 Quase 200 participantes marcaram presença nesta iniciativa, onde o mote foi dado por Miguel Mancellos (Capgemini), na Sessão Mobile Insights and Trends mobile search first, mobile-friendly, social media e messaging. As tendências da mobilidade foram também o tema da apresentação de Miguel Mancellos, responsável da Área de Customer Digital Experience da Capgemini Portugal, na sessão ‘Mobile Insights and Trends”. O digital está a potenciar uma realidade completamente diferente e as empresas terão de, na sua perspetiva, se organizar e endereçar as novas tendências tecnológicas do mobile, pensando diferente e alterando modelos de negócio. Hoje, metade da população mundial usa a Internet e cerca 80% dos utilizadores acedem através de um dispositivo móvel. De entre as muitas tendências tecnológicas, este responsável destacou as mais ligadas ao móvel, como o multicanal e a personalização, que terão que ser apostas das organizações, assim como a oferta de experiências aos clientes. A forma como estes interagem com os dispositivos está a mudar – já não pensam em canais, mas sim em comodidade, dentro do seu perfil e forma de utilização, pelo que as empresas terão de assegurar que os seus canais são consistentes e fornecem uma experiência similar em todos os devices, com uma “oferta que seja relevante, que faça sentido”. Neste âmbito, as apps móveis e o mobile marketing assumem especial importância, permitindo a personalização da oferta e a interação com o cliente. “A experiência do cliente hoje é o principal fator diferenciador e crítico, e tem que ser assegurado transversalmente pelas empresas”, adianta, o que passa por ter capacidade de entender os dados e de atuar em tempo real. PROJETOS QUE MUDAM EXPERIÊNCIA DO CLIENTE O caso do Spotify, a maior plataforma de streaming de música do mundo, com a oitava aplicação móvel mais usada, a seguir às redes sociais e

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